Considerações sobre as novidades do Windows 10, Projeto Spartan, Óculos HoloLens e mais - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

21 de janeiro de 2015

Considerações sobre as novidades do Windows 10, Projeto Spartan, Óculos HoloLens e mais

Fonte da imagem: The Verge

A Microsoft anunciou hoje uma enxurrada de novidades da empresa, são tantas as novidades que o evento durou mais de 2 horas. Além das já esperadas novidades no Windows 10 e no Windows Phone 10 (que pelo o que passou na apresentação parece que vai deixar realmente de usar esse nome), também tivemos o HoloLens projeto secreto que a Microsoft esta desenvolvendo do seu óculos de realidade virtual com hologramas.

Confira um resumo com as principais novidades apresentadas no evento aqui no Tecno Explore.

Windows 10: tudo em um
O destaque, como já havia sido anunciado, foi o Windows 10, o mais novo sistema da empresa. O sistema, segundo a empresa, deixou de ser um produto para se tornar um serviço, o que quer dizer, na prática, que o Windows agora é um serviço que te da acesso a outros produtos da empresa como o Office, por exemplo.

Durante várias vezes no evento foi citado que o Windows 10 vai englobar tudo, a integração é a palavra chave do novo Windows. Por exemplo, serão adicionados mais aplicativos multiplataforma para você poder começar a atividades que você esta fazendo em um dispositivo e continuar em outro.

Os apps vão se tornar universais o que quer dizer que um app desenvolvido para Windows Phone 10 terá quase a mesma aparência do app para a versão desktop do sistema.

Fonte: Folha de São Paulo

A maior novidade ficou por conta de que o Windows 10 terá atualização gratuita para quem utiliza o Windows 7 (essa foi a maior surpresa), Windows 8 e 8.1 durante 1 ano. O que mostra que a Microsoft quer que o Windows 10 realmente tenha um mercado bem amplo já no seu lançamento e segue a nova política da empresa do Windows 10 ser um serviço.

Spartan e a Cortana
A chegada do Cortana a versão desktop do Windows já havia sido anunciada, mas ela foi mostrada em funcionamento na conferência. Com as mesmas funções e idiomas do Windows Phone a Cortana também apresenta novidades na sua versão para pcs. Por exemplo, se você colocar "clima" na barra de pesquisa do Spartan, logo abaixo a Cortana diz o clima da sua cidade, muito interessante.

No Spartan também será possível fazer anotações nas páginas da internet e adicionar comentário. Isso é muito útil, por exemplo, se você estiver lendo uma matéria muito longa e quer deixar marcado para ler depois. Além disso, no Spartan também estará disponível um modo leitura, e também estará disponível para que você salve as páginas na internet para ler depois.

No evento foi ressaltado que o Spartan é um projeto e que ele estará disponível, futuramente, para os smartphones.

Fonte: Uol tecnologia
Muitas novidades para Windows Phone 
Como já da para perceber é nítido que o evento de hoje trouxe uma chuva de novidades. Para o Windows Phone (ou o agora chamado de Windows 10 para smartphone) não foi diferente. Na décima versão do sistema a Microsoft como grande novidade de personalização o fundo que agora tem outras opções além do preto e branco.

Também foram mostradas novidades no pacote Office que receberam um upgrade, digamos, absurdo. Como usuário de um Lumia 730, o que mais me deixa chateado quando utilizo o office é a falta de recursos do pacote Office. Mas agora com o Windows 10 podemos dizer que a versão dos aplicativos da suite Office como o Word e o Powerpoint se tornaram verdadeiras versões mobiles com as principais funções da versão destktop.

Fonte: Uol tecnologia

Não posso esquecer de mencionar que os principais apps nativos do Windows Phone receberam update como, por exemplo, o app Fotos e o app Pessoas que se tornaram universais.

Editar um slide, adicionar imagens, maior número de personalização, várias são as novidades, acredito que só com um review do novo sistema em um smartphone poderemos ver de perto todas essas novidades. O Outlook, por exemplo, ficou mais fácil de usar. Quando você receber uma mensagem, se você deslizar para a esquerda você adiciona como favorito, já se deslizar para a direita você deleta a mensagem. Tudo muito rápido e prático.

Fonte: Tecmundo
E a surpresa: Óculos HoloLens
Rumores? Nenhum. Hoje no mundo da tecnologia manter em segredo um grande anúncio como um Óculos inteligente que projeta holografia é bem difícil, mas a Microsoft conseguiu fazer isso durante os anos (sim, anos), em que os óculos foram desenvolvidos até serem mostrados ao público hoje.

Sem precisar de fios ou de qualquer outro acessório para que o óculos funcione ele. Contando com sensores avançados, holografia em alta qualidade, o aparelho se destaca pela importância que ele pode ter no dia a dia das pessoas. Com ele você pode criar, pintar, tudo usando comandos de voz e de gestos. É incrível como esse dispositivo pode ser útil no ambiente de trabalho, como foi mostrado nos trailers durante o evento.

Os óculos HoloLens é um projeto e a Microsoft vai disponibilizar o kit de desenvolvimento, em breve para o desenvolvimento de apps para ele.


Considerações finais
Universalização e unificação das plataformas em uma só foram palavras muito usadas durante a conferência. Desde o Windows 8 a Microsoft tem demonstrado que quer, e vai, unificar todas as suas plataformas trazendo um benefício muito grande para os desenvolvedores e para os consumidores, principalmente.

As novidades apresentadas hoje, mostram que a Microsoft esta muito forte e que vai investir muito no Windows Phone para que ele tenha uma fatia de mercado muito maior do que tem atualmente. Se formos levar em consideração as novidades apresentadas hoje, ela tem mais chances de alcançar esse objetivo.

Fonte: Tecmundo
Quanto ao Windows 10 para desktops ele provavelmente terá uma aceitação de mercado maior que a do Windows 8 levando em consideração que agora temos um sistema mais sólido e com funções muito atrativas como a Cortana.

Acredito que a Microsoft fez muito bem em disponibilizar update grátis por 1 ano para usuários do Windows 7 muito provavelmente isso deve ajudar a alavancar a adesão do Windows 10.

Com a unificação do seu sistema a Microsoft quer fazer com que tudo fique focado em apenas um código e, com certeza, isso é excelente e não deve demorar muito para que a empresa colha os frutos dessa nova empreitada.


OBS: As informações foram tiradas do evento transmitido pela Microsoft e acompanhado pelo Tecmundo

E você, o que achou do evento de hoje? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad