Android e IOS líderes de mercado para sempre? - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

22 de junho de 2013

Android e IOS líderes de mercado para sempre?

Hoje, os líderes de mercado são IOS (Apple) e o Android (Google), mas será que isso será para sempre como muitas pessoas acreditam? Veja a seguir, que a história pode não ser assim.

Concorrentes competentes
Windows Phone 8, Blackberry 10, Firefox OS, Ubuntu Touch e Tizen OS, esses são os principais sistemas concorrentes do IOS e Android, e se pararmos para analisar, todos eles tem as suas chances. Descreverei a seguir, resumidamente, como cada um se destaca com as suas próprias características.

Windows Phone 8 - com uma campanha de marketing pesada, e contando com a Nokia como a sua principal parceria, o sistema operacional móvel da Microsoft ainda pode crescer muito. Mesmo com algumas notícias um tanto quanto tendenciosas publicadas por alguns sites de tecnologia, o Windows Phone tem sim potencial.

Blackberry 10 - querendo conquistar o mercado corporativo perdido principalmente para a Apple, a Blackberry ( antiga Research In Motion), tem investido pesado na sua nova plataforma. tanto é que segundo rumores a empresa planeja lançar até 6 novos smartphones ainda este ano. Principalmente depois de ler opiniões sobre pessoas no meio corporativo, parece que a empresa esta reconquistando o mercado perdido.

Firefox OS - com o Brasil sendo um dos primeiros a receber a plataforma, e focado principalmente no mercado de baixo-custo a plataforma móvel da Mozilla, pode não ser uma das mais badaladas, mas promete ter um ótimo desempenho em smartphones de menos custo.

Ubuntu Touch - com um forte apoio da comunidade do software livre,mais até que o Android que é considerado o sistema mais fechado entre as plataformas abertas, o Ubuntu Touch pode ser considerada o grande concorrente do Android. Com um interface diferente do sistema operacional da Google, este sistema promete dor de cabeça ao Android. Pra quem ainda não sabe, o seu lançamento esta previsto para 2014.

Tizen OS - o sistema operacional, hoje "da Samsung" não se tem muitas informações, mas promete receber investimentos pesados por parte da Sul-coreana.

Imagem do Ubuntu Touch
Não será tão rápido assim
Mesmo com grandes concorrentes, como eu citei acima, desacredito em uma perda de espaço em um curto espaço de tempo. Mesmo sendo grandes concorrentes, a fidelidade que as pessoas tem ao Android e ao IOS, pode atrapalhar o crescimento rápido destas plataformas.

Mas, como o mundo da tecnologia às vezes prepara algumas surpresas, sou adepto da hipóteses de que alguma hora pode acontecer algo repentino que acelere a adesão destes novos sistemas.

Assim como na época do Symbian em que praticamente ninguém imaginava que a plataforma móvel que tinha a Nokia como protagonista iria perder mercado e iria entrar em esquecimento, não consigo desconsiderar que um dia novos sistemas móveis vão assumir o lugar hoje ocupado pelo Android e IOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad