China está montando um sistema de notas para os usuários; veja 3 semelhanças com Black Mirror - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

22 de novembro de 2018

China está montando um sistema de notas para os usuários; veja 3 semelhanças com Black Mirror


Pequim está perto de implementar um sistema de classificação social que recompense as pessoas que demonstram bom comportamento e que impõe restrições e penalidades àqueles que não seguem o modelo de bom cidadão. A ideia  é que o sistema seja lançado em 2020 e reúna uma base de dados de para todos os cidadãos..

Toda essa ideia de sistema é muito parecida com o episódio Nosedive de Black Mirror. Por isso, veja a seguir três semelhanças que podem ser encontradas entre os dois:

No episódio da série, todos os habitantes são obrigados a utilizar o sistema de rankeamento da cidade. Isso porque todos os estabelecimentos como café ou até mesmo o transporte público utilizam dessa nota para limitar a entrada de pessoas em certos lugares. Segundo o Business Insider, isso é exatamente o que deve ser feito no sistema adotado na China. Se o cidadão tiver um mal comportamento, isso pode fazer com que ele seja proibido de voar, reservar bilhetes de trem ou até mesmo ter a sua velocidade da internet diminuída.

Para os que tiverem bom comportamento, descontos serão dados em jogos, contas de energia, um melhor posicionamento em sites de relacionamento e melhores taxas de juros em bancos.

A segunda semelhança fica por conta da segregação que esse sistema deve impor. De um lado, os que tem boa pontuação, do outro os que não conseguiram alcançar os requisitos necessários Algo muito semelhante ao visto no episódio Nosedive de Black Mirror, como quandoBryce como Lacie (Dallas Howard) [SPOILER] não consegue atingir os requisitos necessários até mesmo para dirigir um carro pela cidade.

Por último, a informatização do sistema que deve reunir uma grande quantidade de dados dos mais diversos lugares é outra semelhança. Muito provavelmente o governo deve lançar algum tipo de aplicativo, algo parecido com a série, para informar os cidadãos frequentemente quando eles precisam melhor suas pontuações.

Mais uma vez Black Mirror vai deixando cada vez mais de ser uma série de ficção para se tornar quase que um Oráculo da vida. Se continuar nesse ritmo, muitos dos episódios dali, se tornarão um documentário do que deve se tornar a realidade, nada muito animador.

Fontes: Tecspot, Business Insider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad