Empresa que pretende implantar chip também nos brasileiros precisa esclarecer uso dos dados - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

28 de agosto de 2017

Empresa que pretende implantar chip também nos brasileiros precisa esclarecer uso dos dados


No último sábado (26) saiu nos principais sites brasileiros que a Three Square Market, empresa que se tornou famosa no primeiro semestre desse ano por implantar chip nos funcionários, tem planos de começar a distribuir a tecnologia por aqui. 

Essa notícia pegou muita gente de surpresa já que, em um primeiro momento, uma tecnologia desse porte parecia distante daqui. Segundo a BBC Brasil, dois hospitais brasileiros estariam interessados em começar a utilizar os chips para o monitoramento e armazenagem de informações dos pacientes.

Mas, como nota-se em toda a reportagem, ainda não fica muito claro como fica o controle e a privacidade dos pacientes/usuários em relação aos seus dados armazenados. Imaginar um futuro em que com apenas um chip poderiam ser feitas coisas que fazemos hoje com vários cartões parece tentador, mas essa centralização de dados também implica em uma reflexão de como eles também podem ser usados pelas empresas que os detêm, algo que já causa polêmica atualmente com o monitoramento feito pelo Facebook.

Outro ponto que foi tocado na reportagem por uma funcionária da Three Square Market que se negou a implantar o chip são os efeitos colaterais que ele poderia provocar no corpo. Afinal, não existe nenhum tipo de pesquisa acadêmica que atesta a segurança à saúde dos funcionários que utilizarem o chip por muito tempo.

Esse tipo de tecnologia invasiva deve começar a ser debatida desde já, principalmente porque, mesmo que seja opcional a sua utilização agora, nada garrante que ela se torne tão imprescindível no futuro que obrigue as pessoas a utilizá-la.