Decisão da Sony de abandonar mercado de smartphone intermediários pode trazer prejuízos à empresa - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

6 de junho de 2017

Decisão da Sony de abandonar mercado de smartphone intermediários pode trazer prejuízos à empresa


No final de semana, foi anunciado o abandono da linha de smartphones intermediários pela Sony. Com isso, as linhas Xperia X e X Compact não terão sucessores anunciados nos próximos lançamentos da japonesa.

Como vemos no slide a seguir, o portfolio da Sony será consideravelmente enxugado. Em 2016 tivemos os smartphones da empresa divididos em três categorias: intermediário, intermediário premium e top de linha. Essas três categorias passam a ser divididas em apenas duas não nomeadas: no qual temos o XA1, L1, e XA1 ULTRA como alternativas mais baratas e o XZs e XZ Premium como os tops de linha.



Esse enxugamento no portfólio da Sony já vem sendo perceptível a algum tempo: a empresa simplesmente parou de lançar smartphones de entrada e minguou no lançamento de intermediários. Com preços elevados e que muitas vezes lembram a Apple, a Sony sempre teve um foco maior nos smartphones tops de linha, lançando modelos de entrada e intermediários apenas para marcar presença nesses mercados.

O resultado é claro: como vemos em mais um gráfico a seguir, o número de Xperias vendidos tem caído ano após ano, tendo uma queda brusca do primeiro trimestre de 2015 comparado ao primeiro trimestre de 2016.



Com menos modelos no mercado, há de se estranhar essa estratégia da Sony. Apesar de vender smartphones de boa qualidade, os preços altíssimos, a falta de novidades e o abandono no lançamento de atualizações do Android para esses smartphones, espantaram os consumidores. 

A desistência no lançamento de smartphones intermediários pode trazer sérios prejuízos à Sony já que com menos aparelhos no mercado, menos potenciais consumidores ela deve atingir. Uma pena, a Sony tinha tudo para dar certo nesse lucrativo segmento.

Fontes: TechTudo e TudoCelular

Post Bottom Ad