Festival Varilux exibe no Brasil filmes inéditos franceses em realidade virtual com entrada grátis! Confira as datas e os filmes disponíveis - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

8 de junho de 2017

Festival Varilux exibe no Brasil filmes inéditos franceses em realidade virtual com entrada grátis! Confira as datas e os filmes disponíveis


Para os amantes de cinema e de tecnologia, os próximos 10 dias prometem ser de muita pipoca e filmes. É que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro uma mostra de filmes franceses com realidade virtual. Essa é a primeira vez que um festival desembarca por aqui com uma seleção específica desse gênero. 

São oito o número de filmes disponíveis em 360º e todos eles estarão lá de forma gratuita tanto para os paulistas quanto para os cariocas. Para os interessados, em São Paulo as exibições serão realizadas no Cine Arte a partir de hoje até o dia 18, já no Rio de janeiro será no Cine Odeon e começa no dia 10 e vai também até o dia 18. 

Mas, antes, no dia 9, os curadores Michel Reilhac e Alexandre Calil darão uma palestra aberta ao público no Espaço Cultural A Mainson, no Centro do Rio de Janeiro, com o tema: " A situação atual e as perspectivas da Realidade Virtual no mundo e no Brasil". Amanhã também estão disponíveis filmes de realidade virtual, mas não se esqueça de pegar a senha para assistir a palestra.

A coordenação da mostra será feito por Alexandre Calil Sicchieri, especialista brasileiro de realidade virtual, CEO da Virtual Reality Experience, coordenador do Big Festival e administrador principal da maior comunidade de realidade virtual no Facebook (Virtual Reality).

Voltando aos filmes, todos eles exploram ao máximo o potencial da realidade virtual e fazem parte de diversos gêneros como ação, ficção, animação e documentário. Alguns deles fizeram parte de festivais internacionais como Tribeca, Kaleidoscope, Sundance, entre outros. Um deles, "Viens!" é dirigido por Reilhac.

Cinemas e programação

  • São Paulo

Onde? Cine Arte localizado na Avenida Paulista 2073 - Cerqueira César.

Quando? De 8 a 18 de junho


  • Rio de Janeiro
Onde? Cine Odeon (foyer do 2º andar) localizado na Praça Floriano, 7 - Centro

Quando? De 10 a 18 de junho


OBS: A palestra será realizada no Espaço Cultural A Maison (Consulado Geral da França no Rio de Janeiro localizado na Avenida Antonio Carlos, 58 - Centro. 
A palestra começa às 17h30 terminando 19h. Antes, das 11h até as 18h acontece a exibição de filmes franceses de realidade virtual.

Filmes
  • Philip
De Pierre Zandrowicz
Com Hélène Kuhn, Doug Rand, Nathan Rippy, Dounia Sichov
Escrito por Pierre Zandrowicz e Rémi Giordano
Produção: ARTE France, Fatcat Films, Saint-George.
Animação live action - 2016– 14min

Sinopse
Em 2005, David Hanson, um jovem engenheiro de robótica revela seu primeiro androide com forma humana, “Phil”, que é a cópia perfeita do famoso autor de ficção científica Philip K. Dick. Em poucas semanas, Phil se torna famoso na internet e no círculo de fãs do autor. O robô acaba apresentando diversas de conferências ao redor do mundo. No fim deste mesmo ano, a cabeça do androide desaparece durante um voo da America West Arilines entre Dallas e Las Vegas. Por meio das memórias do androide e do autor, o filme oferece uma interpretação da vida de Phil.

  • Notes on Blindness
De Peter Middleton e James Spinney
Voz em francês: Lambert Wilson
Produção : Archer’s Mark
2016 – 6 capítulos de 3-4min

Sinopse
Em 1983, após anos de uma doença progressiva e dias antes de seu filho nascer, o escritor e teólogo John Hull ficou completamente cego. Consciente de que iria destruir sua vida se não entendesse a cegueira, Hull começou a fazer um diário gravado com fitas-cassete, em que descrevia a dolorosa, mas também libertadora jornada até as profundidas de sua alma; demostrando que as deficiências físicas e obstáculos da vida podem trazer experiências enriquecedoras se forem

  • Viens!

De Michel Reilhac
Tecnologia criativa: Carl Guyenette
2016– 12min

Sinopse
Três mulheres e quatro homens nus, surgidos de lugar nenhum num fundo branco, no espaço ensolarado de um cômodo iluminado fora do tempo. Eles se encontram, se tocam, compartilham a energia e se transformam espiritualmente. Eles fusionam com o mundo.


  • S.E.N.S
De Charles Ayats, Armand Lemarchand e Marc-Antoine Mathieu
Tecnologia criativa: UBMTH
Produção: Red Corner & ARTE France
2016– Jogo de aventuras – 30min

Sinopse
Sens é uma experiência interativa de realidade virtual na qual o espectador se dirige através de um cenário linear em preto e branco. É preciso selecionar direções, objetos e placas de direção para evoluir nesse jogo. As linhas puras e o fato de ser bicolor tornam essa experiência bem mística e relaxante, mas com toques angustiantes quando o personagem cai. Bonito, solene e elegante, Sens é uma experiência interessante a ter em realidade virtual.

  • Sergeant James
De Alexandre Perez
Com Elliot Daurat, Eléonore Joncquez
Produzido por Floréal Films
Ficção - 2017 – 7min

Sinopse

É a hora de dormir de Léo, um menino de sete anos. Quando sua mãe apaga as luzes, o pequeno menino pensa que pode existir algo embaixo da sua cama. É apenas a imaginação inofensiva de um menino, ou algo mais assustador


  • Kinoscope

De Philippe A. Colin, Clement Leotard
Produzido por Ex Nihilo, Novelab, La Cinémathèque Française, Google Artes & Culture
Narração de Dean Tavoularis
Animação – 2016 – 9 min

Sinopse
De Méliès e Chaplin a Kubrick e Tarantino, Kinoscope é uma viagem pelas principais cenas que o cinema já capturou. A história é narrada pela famosa e lendária voz de Hollywood, o diretor de arte, Dean Tavoularis, que trabalhou em vários sucessos de bilheteria, como a série de filmes de “O Poderoso Chefão”, “Apocalipse Now”, “Um Golpe Muito Louco”, “O Fundo do Coração” e “Bonny e Clyde – Uma Rajada de Balas”.

  • On Set - Slack Bay
De Fouzi Louahem
Produzido por Arte GEIE, Les Editions Du Bout Des Doigts, CNC
Documentário imersivo
2015 – 27 min

Sinopse
On set - Slack Bay é um documentário de realidade virtual que explora o mundo do set de filmagens Slack Bay. Trata-se do primeiro média-metragem francês a oferecer experiência em 360º. O espectador pode seguir as trocas entre o diretor Bruno Dumont, os atores e a equipe, além de ter a experiência rara e inédita de ver o que acontece entre as câmeras e os atores. Ao longo do documentário, Bruno Dumont compartilha sua visão do set de filmagens, sua compreensão da realidade virtual, assim como as portas que isso abre, principalmente no meio cinematográfico, e suas limitações. 

  • Out Of Yhe Blue
De Sophie Ansel
Produzido por Pelagic Life, Oculus e Reelfx
Com Judith Castro Lucero, Yerick Vallesillo Castro
Documentário imersivo
2017 – 10 min

Sinopse
Out of the Blue conta a história inspiradora do legado de uma criança em Cabo Pulmo, uma pequena cidade do México. A área que uma vez foi descrita por Jacques Cousteau como “o aquário do mundo”, passou por anos de pesca intensa, matando assim seus recifes e deixando seus habitantes à beira da extinção. Para reconstruir esses recifes, as famílias dos pescadores escolhem tomar uma decisão drástica e revolucionária: sacrificar sua única fonte de alimento e renda, proibindo a pesca naquelas águas para que a vida marinha se restaure e volte a viver naquela região. A área renasce, e o Parque Marinho de Cabo Pulmo torna-se destino turístico mundial.


É muito interessante que uma amostra desse porte esteja disponível ao longo da próxima semana. Ter a realidade virtual tão acessível de forma gratuita vai facilitar com que pessoas dos mais variados gostos possam desfrutá-la. Seja você fã de cinema, fã de tecnologia ou simplesmente alguém que queira passar alguns minutos experimentando o futuro, vale muito a pena conferir essa mostra.

Caso você queira mais informações, entre no site do festival clicando aqui.

Fonte: Festival Varilux

Post Bottom Ad