Por que a mensagem: "O Baidu/Psafe foi instalado com sucesso" é tão assustadora? - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

18 de janeiro de 2016

Por que a mensagem: "O Baidu/Psafe foi instalado com sucesso" é tão assustadora?


O Baidu é uma das maiores empresas de tecnologia da China e, em vários países do Oriente Médio tem uma parcela considerável no mercado de motores de busca. Além disso, é uma empresa que investe no futuro. Não sabia? O Baidu está investindo no mundo do automóvel.

O PSafe se orgulha de ter uma ferramenta que garante que vai acelerar o seu computador, além de se considerar um excelente antivírus.

Mas o que eles tem comum? Provável que você já saiba a resposta dessa pergunta: eles são conhecidos por apareceram muitas vezes de surpresa em muitos computadores, trazendo desespero aos usuários que visualizam a mensagem de programa instalado com sucesso.


Afinal de contas, qual o objetivo desses programas? Como eles se tornaram tão populares (mesmo que no sentido negativo)? E como evitar de ser surpreendido pela instalação surpresa deles?

Calma, não precisa esperar até sexta para ver no Globo Repórter, você pode ver a explicação a seguir.

Para instalar é fácil, difícil é desinstalar...
Tanto o Baidu quanto o PSafe são ferramentas que foram criadas, principalmente, para remover vírus ou ameaças. Mas, ambos acabaram por serem conhecidos mais como os vírus em si do que como ferramentas para tirar o vírus. E isso tem um motivo.

Apesar de elogiadas por alguns sites especializados em tecnologia por serem ferramentas que disponibilizam funções que até outros antivírus consagrados não possuem gratuitamente, ambos pecam, e muito, no momento em que o usuário deseja desinstalar.

Quando ambos os produtos são instalados no computador do usuário e ele deseja desinstalar, é impressionante a dificuldade que é imposta tanto pelo Baidu quanto pelo Psafe para que possa ser feita a remoção.

Por mais que eles ofereçam opções interessantes, a impressão que fica para o usuário é que de que ambos se tratam de malware, já que desinstalar é uma Missão Impossível. Digo isso por experiência própria. Uma vez, distraído instalei o PSafe no meu computador. Passei horas tentando desinstalar e o programa teimava em voltar. 


A "popularidade" desses programas
Você pode tentar negar mas tanto o Baidu quanto o Psafe são populares. Dificilmente você vai encontrar alguma pessoa que utiliza a internet brasileira e não conheça ambos os programas. Mas, é claro, essa não é uma popularidade positiva.

Ambos são conhecidos por estarem presentes em vários instaladores de programas populares. Muita das vezes esses softwares tem muitas etapas, o que faz com que o usuário, sempre com pressa, passe sem ler nada. É aí que entra Baidu e companhia: já que eles estão no meio de tantas etapas o usuário concorda em instalar o programa sem saber e voi a la! Programa instalado com sucesso.

Desinstalar ambos os softwares acaba se tornando um filme de terror para o usuário comum. Além de serem, quase sempre, perturbadores. Avisando a cada segundo que tal programa não é confiável ou que você precisa fazer uma limpeza no seu computador. E é por isso que eles acabam tendo uma popularidade bem duvidosa entre os usuários.


Como evitar?
Isso pode parecer um pouco clichê (e é), mas o que você deve fazer é prestar mais atenção as etapas de instalação. Como disse o próprio Diretor de Operações Gerais do Baidu no Brasil:

As pessoas dão 'avançar', 'avançar' e 'avançar' sem ler, mas o Baidu sempre oferece a opção de não instalar o serviço
Apesar de estar correto, como diz a matéria no link, não é nem um pouco ético colocar, muitas vezes escondida a instalação do programa e, como já foi dito na matéria, dificultar a desinstalação do mesmo. De qualquer forma, cabe a nós usuários tomar cuidado, não só com softwares como o Hao123, como também nos sites que visitamos.

Há, e para terminar: Sem você perceber, enquanto você lia essa postagem o Baidu foi instalado com sucesso! ;)

Fonte dos gifs: Gifhy

Post Bottom Ad