Por que a Microsoft esta lançando seus principais aplicativos para Android? - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

19 de março de 2015

Por que a Microsoft esta lançando seus principais aplicativos para Android?


Sendo usuário de um Lumia 730 e, consequentemente, do sistema mobile da Microsoft, o Windows Phone, sempre fico mais próximo da comunidade do Windows Phone, e se tem um assunto que esta mexendo com todos é a atual política da Microsoft.

Vejam bem: a Google, como já disse aqui no post de 3 dicas de apps alternativos do Youtube, já deixou claro que não pretende lançar tão cedo apps oficiais de qualidade para o Windows Phone. Logo, esperava-se que com essa política da Google a Microsoft fizesse o mesmo. Mas ela não fez. Muito pelo contrário, esta lançando excelentes versões de quase toda a sua suíte de aplicativos para Android.

Mas, o que a Microsoft pretende com isso? Será que isso faz parte de alguma estratégia? Veja alguns esclarecimentos a seguir.

Uma jogada de mestre
Vejamos o mercado atual de uma forma ampla: o Android é líder absoluto com mais de 76,6% do mercado seguido pelo IOS e depois o Windows Phone com apenas 2,8%. Ano passado foram vendidos mais de 1,2 bilhões de smartphones, com certeza, o mercado irá crescer, mas muito provavelmente, não no mesmo ritmo que antes.

Logo, o que a Microsoft poderia fazer diante desse cenário? Pegar usuários de outros sistemas, principalmente do Android. Como? E é aí que entra a jogada.

Um dos trunfos da Microsoft é ter uma respeitada suite de aplicativos que é o pacote Office, versões para Android já tinha-se faz tempo, mas não de muita qualidade e com muitas funções de edição ou com a interface metro. E então a empresa decidiu lançar seus principais apps para Android.

Por que? Simples, é muito mais fácil convencer usuários do Android e abandonar o sistema e ir para o Windows Phone do que o IOS. Várias pesquisas já mostraram que os usuários do sistema mobile da Apple são muito fies ao sistema, mas os do Android não.


Mas, e eu que tenho Windows Phone?
A pergunta de muitos usuários do Windows Phone é: e eu? Onde fica a minha exclusividade? Já que agora que o Android tem os mesmos apps que eu uso, qual é a vantagem? 

Apesar de lançar esses aplicativos para Android eles não são de um todo completos, faltam várias funções principalmente aquelas relacionadas a integração com o sistema e com os outros aplicativos. A Microsoft quer que os usuários do Android que usam esses aplicativos tenham um "gostinho de quero mais" e acabem querendo ter uma experiência mais completa no Windows Phone.

A estratégia da Microsoft é extremamente agressiva já que ela esta praticamente oferecendo uma experiência do Windows Phone dentro do Android e tentando trazer os usuários do sistema da Google diretamente para o seu sistema.


Será que vai dar certo?
É difícil adivinhar, mas se pudesse apostar apostaria que sim. Conquistar e se destacar atualmente no mercado de smartphones esta muito difícil, mas as novidades e estratégias que a Microsoft tem feito devem surtir efeito positivo.

Lançar uma ROM oficial para Android, anúncio do Lumia 430 (custando US$70), o mais barato de toda a linha, anunciar que todos os computadores com Windows 7 e Windows 8.1 poderão fazer o upgrade gratuito do Windows 10 (inclusive os piratas), entre outras estratégias pode, com certeza, fazer com que a Microsoft dê o cheque-mate antes do esperado.





E você? Qual a sua opinião sobre toda a estratégia da Microsoft? Acha que Satya Nadella, CEO da Microsoft, esta fazendo um bom trabalho? Deixe sua opinião nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad