Como a internet tem democratizado o acesso à informação - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

17 de junho de 2013

Como a internet tem democratizado o acesso à informação

Sem sombra de dúvida a internet pode ser considerado o meio mais democrático para se expressar e para procurar informações. E isso tem dado muito mais liberdade à população que hoje em dia tem contado com esse meio rápido e democrático de acesso à informação.

Todos tem acesso à informação
Á vários anos atrás, mais precisamente na época do considerado "filtro de informação", quando o governo filtrava o que a população deveria ver, as notícias, por exemplo, sempre chegavam "maquiadas" às pessoas, e as autoridades sempre colocavam que o governo sempre era o bonzinho e que queria o melhor para a população.

Já hoje em dia com a chegada das redes sociais como Facebook, Twitter, Google + e Tumblr, você pode compartilhar, "qualquer" tipo de notícia e com os sites de busca como Google ou Bing, você pode procurar qualquer dado, pesquisa, opinião sobre o assunto que você quer. Sem alterações e sem "camuflagem".


Todos tem direito de dar a sua opinião
Quando se trara de internet e informação é impossível não citar os atuais protestos por causa do aumento nas passagens de ônibus. Estas manifestações são o exemplo ideal de como a internet esta sendo um bom aliado para propagar essas informações.

Vamos à uma situação real: ontem, eu vi uma postagem no Facebook, de várias pessoas reclamando da matéria feita pelo Jornal Folha de São Paulo, no qual eles chamavam as pessoas que participaram desses eventos de "vândalos". A insatisfação dos usuários da rede social foi tão grande, que o jornal no dia seguinte mudou a postura em relação às manifestações.

Este é apenas um exemplo de como a internet  afirmou ainda mais o direito da livre liberdade de expressão, e que tem sido usado corretamente por grande parte destes manifestantes.

Uma das imagens mais compartilhadas atualmente no Facebook sobre os protestos  por causa das passagens de ônibus. Reforça como a internet esta ajudando esse movimento
 Barato, prático e rápido
Por mais que a internet seja cara aqui no Brasil (ainda mais se levarmos em consideração a péssima qualidade do serviço), a internet é um meio "barato" de acesso às informações que estão presentes na rede mundial de computadores.

Podemos considerar prática, porque hoje em dia, por exemplo, pode-se acessar informações de qualquer lugar. Seja no smartphone, tablet, computador e etc. Ou até mesmo pelos tradicional meios de veiculação de notícias como os jornais e as revistas.

E é claro que também pode-se considerar a internet um meio rápido, já que notícias de várias partes do planeta podem ser acessadas rapidamente por qualquer pessoa do mundo. E hoje com a popularização das transmissões ao vivo, o tráfego de dados se tornou ainda mais intenso reforçando a ideia de que a internet é o meio mais rápido de transmissão de informações.


E então, o que vocês acham? Concordam que a internet esta democratizando o acesso à informação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário