4 razões para o crescimento de 782% da Nokia - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

27 de setembro de 2018

4 razões para o crescimento de 782% da Nokia


A Counterpoint, empresa de análise de dados, anunciou essa semana que a Nokia teve um aumento de 782% no número de smartphones vendidos no segundo trimestre de 2018. O mesmo relatório afirma que o mercado global decresceu 2% e que a região da América do Norte teve uma queda de 21% nas vendas. Em um mercado tão competitivo e que mostra sinais de saturação, três são os motivos que podem explicar o crescimento atípico da Nokia.

Foco na China
Desde que a HMD foi criada em 2016 e iniciou a venda de smartphones da marca, ela manteve uma postura inicial de focar no mercado asiático. 

O sucesso de empresas como Xiaomi e Huawei que se tornaram gigantes com o crescimento por lá, fez com que a HMD visse um futuro muito interessante para a marca naquele território. Para isso, decidiu lançar o Nokia o Nokia 7, Nokia X5 e Nokia X6 com exclusividade no território chinês.

E o sucesso veio: em apenas 10 segundos todas as unidades do Nokia X6 foram vendidas. Segundo rumores, eram 700 mil smartphones disponíveis no momento. 





Diversidade de aparelhos e atualizações garantidas
A HMD impôs um ritmo de lançamento acelerado para a Nokia. Em um pouco mais de um ano a empresa anunciou 16 modelos diferentes de smartphone, tentando ao máximo atender a demanda inicial dos consumidores e fãs da marca.

Já para deixar os consumidores calmos a empresa anunciou que todos eles tem atualização garantida para o Android Pie (9.0).Além disso o Nokia 7 Plus foi um dos poucos aparelhos no mundo certificado para instalar o Android Pie Beta.

Marca continua sendo lembrada
Nesse relatório divulgado pela Counterpoint é interessante notar o crescimento da Nokia no mercado de feature phones, celulares básicos feitos para funções bem simples como realizar ligações e reproduzir músicas em mp3. Nele a Nokia cresceu 37% no mundo todo, ocupando o terceiro lugar na Índia e o primeiro na Europa. Uma nova edição do famoso Nokia 3310 e 

Esses dados podem parecer irrelevantes em um primeiro momento, tendo em vista que a venda de smartphones é o mais importante. Mas nada impede que os consumidores em posse de feature phones possam evoluir para os smartphones da marca pois ela continua presente na vida dos consumidores. Sem contar que acaba favorecendo a expansão global das vendas.

Nova edição do Nokia 3310 chamou a atenção em 2017.


Investimento pesado
Em maio desse ano a HMD anunciou que conseguiu um financiamento de US$100 milhões, cerca de R$400 milhões na cotação atual do dólar. Esse investimento vai ajudar a HMD a expandir parcerias com fornecedores, aumentando e ampliando a venda dos smartphones da Nokia. 


Todos esses três motivos podem ter contribuído para o crescimento da Nokia nesse período. Seja de forma indireta ou não, a HMD vem fazendo um excelente trabalho com a marca e isso tem sido demonstrado no crescimento rápido em um curto período de tempo. Segundo a Reuters, a Nokia vendeu 70 milhões de smartphones em 2017 e com esse crescimento de 782 % no segundo trimestre desse ano, a HMD está na expectativa de dobrar esse número.

Fontes: TudoCelularTudoCelular²ReutersTecmundoCounterpoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário