Estudantes mineiros se classificam para a final mundial da Imagine Cup 2016 - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

8 de junho de 2016

Estudantes mineiros se classificam para a final mundial da Imagine Cup 2016


Os brasileiros Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria, membros da equipe Tower Up e estudantes da PUC de Minas Gerais foram os grandes vencedores da etapa brasileira da Imagine Cup 2016, a copa do mundo de tecnologia da Microsoft, que chegou à sua 14º edição. O grupo de Belo Horizonte venceu a competição com o game "O Sonho de Jequi", um jogo de aventura que tem como principal objetivo desenvolver um trabalho social e de valorização da região do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil.

Se você achou que foi fácil conseguir esse feito, está enganado. Só para se ter uma ideia, foram mais de 1.600 participantes apenas na fase nacional. A partir de agora a equipe passa a concorrer com outros projetos de mais de 100 países entre os dias 26 e 29 de julho em Seattle, nos Estados Unidos. O prêmio é de 50 mil dólares.

O desenvolvimento do jogo também foi trabalhoso, ele demorou cerca de 1 ano para ficar pronto. Com o público alvo como crianças de 5 a 10 anos, a arte é em 3D e foi pintada em aquarela pelos próprios integrantes da equipe e usa como referência o artesanato típico da região. Já a trilha sonora ficou por conta do artista Rubinho do Vale. No game, o jogador tem a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha com o personagem Jequi. No jogo, o seu objetivo é coletar água, já que a seca é uma das maiores dificuldades enfrentadas por moradores da região,


Ao final de cada fase do game educativo é apresentada uma tela com a realidade do Jequitinhonha e o jogador tem a opção de fazer uma doação em dinheiro para poder ajudar as pessoas que vivem nas zonas áridas de Minas Gerais. A ideia é que os recursos sejam destinados para a criação de cisternas de água para ajudar no combate à seca e apoiar a ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.

A situação é muito crítica na região. Localizado no Norte de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha é uma das regiões mais pobres do Brasil. Em 1974, a ONU classificou a região como "O Vale da Miséria". Após 42 anos, o IBGE aponta que 47% da população ainda vivem em situação precária. O "Sonho de Jequi" tem o objetivo de dar maior visibilidade à situação da região e incentivar crianças a serem mais conscientes e colaborativas, engajando os pais e responsáveis na campanha de doação.

Descobrir talentos como este grupo de Minas Gerais é o que faz o sucesso da Imagine Cup há 14 anos, uma competição que reforça o apoio à educação e ao empreendedorismo como um compromisso da Microsoft com o Brasil. Além de combinar natureza, com cultura regional em uma bela concepção artística e trilha musical, o jogo ainda permite que os jogadores contribuam com projetos sociais no Vale do Jequitinhonha -  tenho certeza de que o Sonho de Jequi representará muito bem o país na final mundial.
- Disse Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Microsoft Brasil
Fonte da foto de capa: Uai Notícia

Post Bottom Ad