De olho no futuro: considerações sobre Google Assistant, Google Home, Google Allo e mais - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

18 de maio de 2016

De olho no futuro: considerações sobre Google Assistant, Google Home, Google Allo e mais

Com uma das maiores plateias e públicos dos últimos anos, a Google apresentou, na sua conferência anual de desenvolvedores a Google I/O, algumas visões de como a internet das coisas e a inteligência artificial podem estar presentes no dia a dia.

Apesar do Google Assistant, Google Home e o Google Allo terem sido os destaques da conferência, foram várias as novidades apresentada pela empresa, e você vai conferir, em detalhes comentados, os produtos que se destacaram.

Google Assistant no comando de tudo
A ideia da Google é a de que o comando de voz seja o novo rei da interação entre máquina e homem. Com os comandos de voz, a empresa mostrou vários exemplos de como o Google Assistant funciona no nosso cotidiano.

O que mais se destacou foi o exemplo de uma ida ao cinema. Com o Google Assistant, você pode perguntar: "Ok, Google! Quais são os filmes que estão passando no cinema" e ela te mostrará todos que estão em cartaz. "Ok, Google! Gostaria de ver os filmes infantis disponíveis", o assistente filtra os filmes em cartaz de acordo com a recomendação indicativa e mostra os destinados ao público infantil. "Ok, Google! Compre 4 ingressos, por favor". O assistente conclui a compra e gera um QR Code. Bem simples, não é mesmo?

Vale lembrar que o Assistant também está presente no Google Home, Allo e outros produtos da empresa, o que vai facilita a utilização desses produtos.


Internet das coisas presente: conheça o Google Home!

Um dos produtos que mais surpreendeu na conferência foi o Google Home que funciona como uma espécie de central de entretenimento e tarefas controlado pela voz. 

Além de ter a presença do Google Assistant, o Google Home funciona também como uma centro de multimídia, onde você pode escutar música, usá-lo como uma extensão da sua smart tv ou até mesmo apagar as lâmpadas da casa, caso você tenha um sistema compatível instalado.

Controle de tarefas, alarme, player de música, várias são as utilidades do Google Home. E o melhor de tudo: todas as funções são controladas pela voz. Veja um exemplo de como funciona o Google Home no dia a dia de uma família no vídeo a seguir. Muito legal!


Google Allo: o mensageiro mais espero do mercado

O Google Allo é o mais novo aplicativo para troca de mensagens do mercado. Com o objetivo de implantar a inteligência artificial nas mensagens e oferecer um mensageiro mais inteligente e que entenda melhor as preferências do usuário, o aplicativo impressiona na capacidade de entender o contexto das mensagens, fotos e vídeos trocados.

Com o Allo, o usuário.quando receber uma foto, tem na tela algumas sugestões de respostas, como por exemplo, se for um cachorro, o sugere respostas como "Nossa, que fofo" "Que lindo" "Lindo o seu cão". Além disso, a resposta, também pode ter a sua letra alterada podendo aumentar sem que seja necessário o uso de caps lock.

O Assistant também está presente no Allo: sempre que o usuário achar necessário. Ele pode chamar o Google para das dicas de lugares, comida ou para simplesmente fazer uma pesquisa dentro do próprio aplicativo. Até mesmo uma conversa e uma piada o Allo conta. Bem completo, não?


Android Wear mais independente
Um dos maiores problemas não só do Android Wear, mas de todas as plataformas de smartwatches é a dependência assustadores dos smartphones. Ao invés de funcionar como um produto independente, a impressão que se tem da atual geração de relógios inteligentes é que ele é um apetrecho do smartphone, ao invés de um produto diferente.

Mas, com o Android Wear 2.0 a Google parece querer mudar esse cenário. Além de integrar novas funções fitness, e de uma mudança no design com a adoção do Material Design como API, agora o usuário tem acesso a músicas no Spotify e arquivos no Dropbox sem precisar do smartphone para isso.

Em pontos
  • Duo
O Duo nada mais é do que o mais novo app de vídeo chamadas da Google. Segundo a empresa, a prioridade do aplicativo é oferecer segurança com vídeo chamadas encriptografadas.

Além disso, o Duo conta com uma função bem legal e que é o destaque frente aos outros: quando o usuário recebe uma vídeo chamada, ele tem acesso a uma pré-visualização da pessoa que está ligando para ela, ou seja, não precisa atender para saber quem está ligando.

  • Daydream
O Daydream é uma plataforma de criação de aplicativos e funções para a realidade virtual. Além de demonstrar alguns exemplos na conferência, como o uso da plataforma pode ajudar na criação de vários apps para a realidade virtual, a empresa apresentou um controle que possui alguns sensores como giroscópio e acelerômetro que facilitam o uso dos óculos para jogos, por exemplo.


  •  Google Instant Apps
O Google Instant Apps são aplicativos que não precisam de instalação, eles rodam automaticamente. "Como assim?" Simples. Com o Instante Apps, você precisa apenas entrar na Google Play que ele rodará apenas os módulos básicos do aplicativo, o que não requer a sua instalação. É prático, rápido e fácil.


Considerações finais
A Google pode não ter apresentado algum hardware de destaque, mas conseguiu mostrar um pouco do futuro com ferramentas e softwares bem interessantes.

O principal destaque, sem sombra de dúvida, fica por conta do Google Home, uma ferramenta que, como mostrado no vídeo de divulgação, pode ser muito útil no nosso cotidiano. A presença mais forte do Google Assistant nas principais ferramentas da empresa também foi, ao meu ver, bem positivo.

Segundo a Google, o futuro é a voz. Basta fazer um comando que a tarefa desejada será realizada. Além da praticidade, é muito mais produtivo realizar tarefas simples através da voz do que parando o que está fazendo para fazer isso.

Essa tendência já era notada em outros lançamentos mas é muito legal perceber como a Google mostrou a real utilidade desses comandos. Parabéns a empresa!

Fonte: InfomoeyOlhar Digital e Tudo Celular
Fonte das imagens: 12, 34567