Build 2016: Novidades no Windows 10, Cortana soberana e Hololens disponível para parceiros - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

30 de março de 2016

Build 2016: Novidades no Windows 10, Cortana soberana e Hololens disponível para parceiros


A Microsoft apresentou hoje (30) diversas novidades no seu evento anual de desenvolvedores, a BUILD 2016. Além de apresentar algumas novidades do Windows 10, a empresa mostrou que a Cortana está mais integrada do que nunca aos seus serviços.

O Hololens não ficou de fora da enxurrada de novidades. No palco foi demonstrada, mais uma vez, como o óculos de realidade virtual poderia ser útil para aplicações médicas. Além disso, a empresa destacou quão útil ele pode ser em várias áreas da indústria.

O melhor Windows de todos
A Microsoft destacou, várias vezes, durante a conferência, que o Windows 10 é o melhor Windows de todos. E é difícil não concordar com essa afirmação.

O grande destaque fica por conta do Windows Ink. Ele, nada mais é, do que uma plataforma de reconhecimento da caneta Stylus que te permite fazer várias atividades em pcs, tablets e notebooks com Windows 10 que tenham touchscreen e suporte a caneta stylus. São várias as possibilidades. Com ela, por exemplo, você pode criar um lembrete que será lido pela Cortana que executará o comando. Muito útil, não é mesmo?


A caneta também pode servir como um quadro, nele você poderá desenhar o que você quiser. Quer desenhar uma linha? O Windows oferece uma régua com quase a mesma precisão que um objeto real. Muito interessante! No Word, você pode, por exemplo, rabiscar um parágrafo com a caneta que ele simplesmente vai apagar todo ele, assim como fazemos no papel, só que sem o rabisco permanente.



Evoluiremos do teclado e mouse para voz, canetas, face, gestos, digitais 
Apps Desktop
A Microsoft tem, claramente, feito um grande esforço quanto a portabilidade dos apps. Estejam eles disponíveis em outras plataformas ou antigos demais a Microsoft tem criado diversas ferramentas para que os apps sejam convertidos para o Windows 10, e o Apps Desktop é uma das ferramentas que fazem parte dessa iniciativa.

Com ela, o desenvolvedor pode pegar um app antigo e converter ele para o formato Modern, para que ele seja colocado na loja oficial da Microsoft. Tudo isso é feito sem muito esforço, com apenas algumas linhas de código em poucos minutos. Tudo foi demonstrado no palco e mostra a praticidade em usar a ferramenta.


Cortana em todo lugar
É impressionante ver a velocidade com que a assistente pessoal da Microsoft evoluiu. Apesar da concorrência já contar com as suas assistentes pessoais que vinham chamando a atenção, a Microsoft, em pouco mais de 1 ano conseguiu roubar todos os holofotes, trazendo novidades que as outras assistentes nem sonham em ter.

Seguindo a ideia de integração total entre os dispositivos, a Cortana foi anunciada, oficialmente, para o Xbox, o que já era esperado pelos usuários da plataforma. Além disso a assistente pessoal passa a integrar diversos outros serviços da Microsoft como o Word, Powerpoint, Outlook e Skype.

Quanto ao Outlook, a Cortana tem a função de marcar os seus compromissos e avisar, pelo comando de voz, quando chegar a hora. Até mesmo comandos mais complexos como: "Me mostre o slide que eu enviei para Roberto ontem" ela está reconhecendo. São mais de 1 milhão de comandos reconhecidos pela assistente pessoal.


Só para se ter uma ideia do avanço da assistente pessoal é que ela, mesmo quando não souber realizar a tarefa, pode pedir ajuda a terceiros. Uma outra demonstração também foi feita quando o apresentador perguntou em qual loja de brinquedos ele esteve na mesma data no ano passado. Nós não nos lembramos, mas a Cortana se lembra!

Mas, sem sombra de dúvida, uma das integrações mais interessantes é a da Cortana com o Skype. Ela vai funcionar como uma ponte entre você e o que você quer. Não entendeu? Posso explicar. Imagine que você esteja querendo viajar. Você precisa ficar em um hotel, certo? Então, a Cortana entra em contato por você com a empresa responsável. Tudo, é claro, com a sua autorização. No final do procedimento a empresa ainda entra em contato com você para confirmar se você realmente deseja reservar o hotel e voilà! Sua vaga no hotel está reservada. 

Hololens
Se na Build 2015 o foco foi mostrar como funcionaria o dispositivo, na Build desse ano o foco foi mostrar no que esse dispositivo poderia ser útil para o mundo. Além de mostrar vídeos de vários especialistas de diversas áreas como engenharia e medicina, a empresa mostrou também como ele poderia ser interessante em outras situações.

O exemplo que mais me chamou a atenção foi a de uma mulher que começou o seu pequeno negócio em outra cidade. Afastada dos pais, mas precisando da ajuda dos mesmos ela usa do Hololens para que eles possam ajudá-la. Com ele no rosto ela mostrou como ela queria decorar a sua nova loja. Os pais viam tudo pelo Skype e ajudaram ela em toda a decoração. 

A cada vídeo novo de demonstração, fica cada vez mais claro que o Hololens é o futuro.



Considerações finais
Com tantas funções interessante apresentadas pela Microsoft é difícil não colocá-la entre as empresas que mais inovam atualmente. Seja pelo Hololens ou pela Cortana inteligente, a companhia se destaca entre as demais oferecendo funções que são úteis e que poderiam facilitar, e muito, a nossa vida.

O que mais me chamou a atenção no 1º dia da Build 2016 foi o carinho especial que a Microsoft dá tanto aos seus desenvolvedores quanto aos participantes do Windows Insider. Os desenvolvedores por causa das ferramentas cada vez mais simples para portar os apps de outras plataformas para o Windows 10 e os participantes do Windows Insider por reportarem os erros e darem dicas de funcionalidades interessantes que gostariam de ver no Windows, tornando o sistema melhor a cada nova atualização.

É nítido que a empresa voltou aos trilhos depois que Satya Nadella assumiu a companhia. Com Hololens e Cortana, o céu é o limite para a Microsoft.

Fonte das imagens e informações: Tecmundo

Post Bottom Ad