Análise: Windows 10 Mobile é um excelente sistema que ainda precisa ser aprimorado - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

19 de março de 2016

Análise: Windows 10 Mobile é um excelente sistema que ainda precisa ser aprimorado


O Windows 10 Mobile chegou. Isso já é um fato para muitos usuários do sistema mobile da Microsoft. Apesar de muitos outros aparelhos mais antigos ainda não terem recebido a atualização, ao menos para quem possui smartphones mais novos, o sistema já é realidade.

Depois de um ano e várias builds finalmente chegamos à versão final. Para fazer essa análise utilizei o meu aparelho principal, o Lumia 730. Outro ponto que gostaria de comentar antes de começar a análise é que não me limitei a testar TODAS as novidades da atualização do Windows 10 Mobile. Meu objetivo com essa análise é mostrar as novidades que realmente farão diferença no dia a dia da maioria dos usuários, como um Word mais completo ou mais opções de personalização.

Aparência
Para um usuário do Windows Phone que nunca usou o Windows 10 Mobile a aparência é o que mais chama a atenção quando o telefone acaba de ser atualizado. 

A transição de tela se tornou algo muito mais suave do que a versão anterior. Aliás, se formos comparar nesse aspecto, a impressão que se tem é a de que o Windows Phone 8.1 é um sistema da idade das pedras.

O que me parece é que mexer no meu smartphone se tornou uma tarefa muito mais prazerosa de fazer do que antes. Vale destacar também a mudança na fonte das letras, as opções de personalização do fundo, novas imagens na galeria para serem usadas e, a mais interessante de todas na minha opinião: agora você pode dar dois toques na barra de navegação para bloquear  a tela. Bem útil.


Pacote Office
Anunciado, junto com a Cortana como as maiores novidades do Windows 10 Mobile o novo Pacote Office finalmente trouxe a dignidade a suite de aplicativos de escritório da Microsoft nos mobile.

Sério, até hoje me pergunto como consegui ficar tanto tempo usando um Word tão incompleto como o visto na versão 8.1.

  • Powerpoint
Se antes ele era apenas um simples visualizador de slides. agora sim temos um Powerpoint ' de verdade' no Windows Mobile. Criando um slide você tem a opção de editar a fonte, o estilo, ou até mesmo adicionar uma anotação.

Precisa de um slide bem básico mas não tem acesso ao seu computador no momento? Use o Powerpoint do Windows 10 Mobile que ele te fornecerá todas as opções necessárias.

O usuário tem ainda a opção de fixar arquivos na tela inicial (isso ajuda muito para trabalhos que estavam sendo feitos e precisam ser rapidamente acessados) e possibilidade de tirar uma foto e inserir no slide, bem legal.

Outro ponto a ser destacado, não só no Powerpoint mas em todo o pacote office, é a total integração com a nuvem. Ou seja, começou no smartphone, continua no tablet e termina no PC.


  • Word
De toda a suíte, sem sombra de dúvida a que deve fazer mais diferença na vida dos usuários do Windows Phone é o novo Word.

Quando se usa o novo aplicativo, fica bem claro que o que temos agora é uma versão mobile do Word do PC e não apenas uma versão que só carrega o nome Word, mas estava longe de oferecer todas as vantagens que o app possui.

Imprimir, salvamento automático, opções de fontes, tipos de panfletos, tudo está lá.



  • Excel
Faço parte daquela parcela de usuários que não usa muito o Excel, mas que gostou muito das mudanças que ele fez.

Assim como os outros apps, eles seguem o padrão Word 2013 e se parecem muito com os apps de pc, oferecendo todas as opções necessárias para se fazer uma planilha completa e personalizável. O que mais me chamou a atenção foi a o "arrastar para mover colunas", bem interessante.


Bugs e lentidão incomodam
Antes de prosseguir com a análise, quero ressaltar alguns bugs que têm me incomodado muito no Windows 10 Mobile. Um deles se refere a instalação e desinstalação de um aplicativo. Quando fui desinstalar o Facebook e tentar instalar na loja, ainda aparecia que ele estava no meu aparelho, o que me obrigou a desligar e ligar de novo para que eu pudesse continuar utilizando. Bem chatino.

Temos também mais um bug: quando tento procurar qualquer coisa no app do Facebook ele fecha sozinho, isso sem contar que ele não mostra os comentários das publicações que tento acessar ficando em um infinito carregando.

Outro ponto a ser destacado é que, apesar do relato de muito usuários de que o "Retomando" finalmente sumiu, ao menos no meu Lumia 730 ele continua vivo do que nunca. Seja alternando entre apps ou até mesmo abrindo o WhatsApp, ele sempre aparece.

Além disso, temos uma lentidão bem inconveniente no desbloqueio da tela. Fica claro o delay quando arrasto o dedo para cima, o teclado demora alguns longos segundos parar aparecer. A demora também fica evidente quando há a necessidade de desinstalação de um aplicativo: se não esperar um tempo, o smartphone todo fica travando até voltar ao normal.


Em pontos
  • Microsoft Edge é destaque

Nos pcs, o Edge tem se mostrado um excelente navegador, e isso se deve, principalmente, a sua rapidez. Nos smartphones isso não é diferente. Todas as funções de destaque como fazer uma anotação na página ou salvar o que você está lendo estão presentes.


  • Apps universais e Apps projetados para Windows 10
A qualidade dos aplicativos no Windows Phone sempre foi muito questionada, apontada, inclusive, como o maior erro do sistema. No Windows Phone 8.1 foi anunciado os apps universais, que nada mais são que apps projetados para trabalhar no pc, tablet e smartphone.

Com a chegada do Windows 10, com um simples 'passeio' pela loja de aplicativos nota-se a presença cada vez mais forte desses apps, seja por grandes desenvolvedores ou até mesmo por desenvolvedores menores.

Outro destaque é que apps como Facebook e Twitter já tem a sua versão feita para Windows 10 Mobile, o que trouxe uma série de novas funcionalidades e uma mudança bem interessante na interface dos aplicativos.


  • Pequenos detalhes
Têm alguns detalhes que podem passar despercebidos mas que fizeram grande diferença na atualização. Um deles é que finalmente podemos desativar o wi-fi sem entrar nas configurações! Agora basta tocar no wi-fi disponível na barra de tarefas.

Falando em barra de tarefas, a implementação de várias funções é muito útil. No meio de tantas opções, o que mais me agradou é o aplicativo nativo de Lanterna, já não via a hora de desinstalar o app "Lanterna".

São pequenas detalhes como esses que fazem muita diferença na correria do dia a dia.


  • Loja remodelada
Apesar de mudar a passos largos, a loja de aplicativos da Microsoft finalmente teve a mudança que precisava. Além de estar infinitar vezes melhor visualmente, a busca por aplicativos se tornou muito melhor, além do acesso mais fácil a informações do app que você deseja baixar.


  • Groove e Xbox Games
Substituindo o Xbox Music, temos o Groove. O grande destaque do aplicativo é a total integração com a nuvem, a Microsoft, na BUILD 2015 que o usuário poderá escutar uma música no pc e continuar escutando no smartphone, muito legal.

A Microsoft remodelou o seu app de games para Windows Phone. Se antes ele servia apenas para mostrar quais jogos estão instalados no seu smartphone agora ele se transformou em uma rede social de games. Além de poder compartilhar imagens e vídeos dos jogos que você está se divertindo, há a opção de publicar uma frase, ver o placar de games ou até mesmo iniciar um bate-papo com outro jogador.




  • Configurações organizado
Sério, o que era aquele menu de configurações do Windows Phone? Além de desorganizado, sabe-se lá qual critério as configurações eram arrumadas daquele jeito. Mesmo usando o Windows Phone ha mais de 2 anos, SEMPRE me perdia.

O novo menu de configurações mudou e MUITO. Agora elas são reunidas em categorias, como personalização, em que temos apenas menus referentes a mudança de cor, posição, entre outras opções. Durante os testes, foi gritante a diferença que isso fez no dia a dia.


Duração da bateria
No uso moderado a bateria com Windows 10 Mobile no Lumia 730 não se diferenciou muito do que era visto na versão anterior. Algumas trocas de mensagens no WhatsApp, usando app do Facebook, brilho baixo na tela, foram as principais tarefas executadas no meu smartphone. Isso foi suficiente para que a bateria durasse todo o dia sem problemas.

Quanto a duração de bateria em tarefas mais pesadas como jogar Asphalt 8 percebi que a bateria drenou mais do que anteriormente, mas nada muito absurdo, já era esperado.

Considerações finais
Todo o processo para a liberação da atualização do Windows 10 Mobile foi muito confuso, demorado e com mais rumores do que o normal. Depois de tanto tempo, com ele em mãos pude notar que a espera valeu a pena.

As transições de tela, personalização e o novo pacote office foram o que mais me chamaram a atenção. A ideia que fica é a de que a versão 8.1 é de vários anos atrás, mais do que realmente é. Tudo ficou muito agradável de se mexer.

Os menus ficaram mais organizados, fáceis de serem encontrados, o wi-fi finalmente pode ser desativado pela barra de tarefas e a lista de apps, agora com os apps mais recentes em destaque, facilitou o acesso aos aplicativos que acabaram de ser usados.

A Microsoft ainda tem muito trabalho a fazer, seja corrigindo os bugs informados pelos usuários ou até mesmo levando a atualização a mais aparelhos, já que inicialmente foi prometido que todos os Windows Phone com a versão 8.1 iriam receber a atualização, mas apenas os mais recentes receberam.

Apesar de toda essa confusão, quando testamos o Windows 10 Mobile é inegável que a Microsoft avançou muito e fez um excelente trabalho. Para que o sistema vingue, basta que ela dê mais atenção ao sistema e comece a levar ele mais a sério.

Post Bottom Ad