Microsoft Brasil lança campanha para meninas entrarem no mundo da programação - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

8 de março de 2016

Microsoft Brasil lança campanha para meninas entrarem no mundo da programação


No Dia Internacional Da Mulher a Microsoft Brasil está lançando uma novidade que vai fazer muita diferença na vida de muitas mulheres. Começa hoje a campanha Eu Posso Programar para Meninas, que convoca a partir de hoje (8) até o dia 28 de abril, garotas que queiram aprender linguagem de código de uma maneira lúdica e divertida, um pontapé inicial para quem deseja atuar no mercado de TI.

Esta iniciativa contará ainda com o apoio de 15 ONGs qe atuam nacionalmente em diferentes frentes: educação, cultura, tenologia e esporte. Além de impulsionarem a divulgação do projeto, as ONGs ficarão responsáveis pela organização das turmas de meninas para as aulas na plataforma virtual: www.eupossoprogramar.com .Essa plataforma foi criada pela Microsoft com apoio de parceiros, como parte do programa global YouthSpark, que tem como objetivo abrir oportunidades para jovens por meio do acesso à tecnologia.

Para que o aprendizado ocorra da melhor maneira possível, as participantes, primeiro,  vão entra em contato com o conteúdo de nível básico oferecido pelo site, chamado de "Hora do Código", uma parceria da Microsoft com a ONG Code.org . Os exercícios da edição feminina do programa são feitos com ambientação de dois títulos bastante conhecidos: Minecraft - que explora a imaginação com o uso de blocos dinâmicos - e Frozen, uma das animações mais bem sucedidas da história do cinema que narra as aventuras da princesa Anna.

Depois que as alunas concluem as aulas, elas recebem um certificado validado pela Code.org e pela própria Microsoft. Cada uma das futuras programadoras poderá então postar nas redes sociais a imagem do certificado com as hashtags #Eupossoprogramar e #Meninaspodemprogramar e desafiar quatro amigar a participar do curso. 

A ideia é viralizar a campanha e agregar o maior número de pessoas
 - afirma Kátia Gianone, diretora de Comunicação e Cidadania Corporativa da Microsoft Brasil

Para Kátia, um dos principais objetivos da campanha é "proporcionar um conhecimento técnico para meninas e jovens mulheres, dando-lhes uma base para se tornarem desenvolvedoras de soluções aplicáveis em diferentes contextos, tanto de negócios quanto sociais, com o objetivo de criar oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo". Além disso, ela ressalta que "a ação é importante no sentido de buscar mais espaço para as mulheres nesse mercado de trabalho de TI".

É muito importante que uma empresa do porte da Microsoft adote medidas como essa. Além de estimular a entrada de mulheres no mercado de tecnologia, ela acaba também por levar o conhecimento a cada vez mais pessoas, isso sem contar com a preocupação da empresa em simplificar a didática, facilitando o aprendizado.

FELIZ DIA DAS MULHERES!

Fonte: Assessoria de imprensa da Microsoft Brasil