Citizenfour - Resenha(crítica) + atual situação - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

10 de fevereiro de 2016

Citizenfour - Resenha(crítica) + atual situação


O esquema de espionagem comandado pela NSA, e divulgado em 2013 foi um dos maiores escândalos dos últimos tempos. Arquivos vazados pelo ex-funcionário Edward Snowden abalaram o mundo e colocaram em cheque parcerias entre os EUA e os países espionados.

A divulgação desses arquivos teve suas consequências, inclusive, no Brasil, já que a Presidente Dilma Rouseff ficou mais de um ano sem ir aos EUA como represália a espionagem que, segundos os arquivos vazados, ela, ministros de alto escalão até a Petrobrás sofreram.

Foram tantas as consequências que a revelação desses arquivos ultrassecretos causou que foi mais que necessário um documentário que explique tudo isso.

Com mais de duas horas de duração o documentário se destaca por conseguir explicar, com detalhes, inclusive técnicos, tudo o que aconteceu e as suas consequências política e economicamente. E o mais importante: os motivos que levaram as potências a espionar vários países.

Seja para obter vantagem econômica na disputa de mercado ou simplesmente por poder, a NSA nos Estados Unidos e órgãos Europeus montaram um esquema complexo, porém simples de entender. Nele os gigantes de tecnologia (Google, Apple, Microsoft, Yahoo), os gigantes de telefonia (AT&T, Verizon) eram usadas para obter informações sobre os usuários. Sejam eles suspeitos ou até mesmo cidadãos comuns.

O que achei mais interessante foi saber um pouco mais sobre a família de Edward Snowden e toda a consequência que a revelação dos documentos trouxe para eles, apesar de nenhum deles saber nada sobre o que estava acontecendo.

Além disso, é mostrado que todos os envolvidos na divulgação das informações, desde os jornalistas brasileiros até a pessoa responsável pela filmagem. começaram a correr risco de vida depois que tudo se tornou público.

A participação dos reais envolvidos na divulgação dos dados no documentário e a inclusão das manchetes e vídeos da época faz com que você se sinta dentro de tudo o que aconteceu. (Na verdade, você está levando em consideração que estamos falando de espionagem Global).
As quase 2 horas de documentário se passam muito rápido. Não direi mais nada, apenas recomendo que assista ao documentário e surpreenda-se.

E hoje?
A divulgação dos documentos ocorreu em Junho de 2013 e o documentário foi feito e disponibilizado em 2014. Mas, a divulgação das informações ainda continua, já que Edward Snowden optou por divulgá-las aos poucos.

Recentemente, por exemplo, Snowden divulgou, por meio de três veículos de imprensa, que os EUA e o Reino Unido espiam a força aérea israelita desde 1998.

Atualmente, Snowden está na Rússia, onde conseguiu asilo político e, provavelmente, passará o resto da sua vida, já que sair, colocaria em risco não só a sua vida, como também a de sua família.

Post Bottom Ad