Os "professores de português" da internet - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

4 de julho de 2013

Os "professores de português" da internet


Se você já errou alguma palavra, frase, acento, enfim, se você já cometeu algum erro ortoprático na internet, com certeza você já foi corrigido. Seja de forma rude, educada, ou prepotente(quando te corrigem e se acham superior por causa disso). Errar é humano e normal, mas veja a seguir como estes intitulados "professores de português" da internet tem sido a dor de cabeça para muitas pessoas.

Ignorando o seu texto, dando atenção ao seu erro
Imagine que uma pessoa teve o um trabalho enorme e construído um texto ótimo sobre um assunto muito interessante, e depois quando esta pessoa desce e vai aos comentários, o que se vê são frases do tipo:

"Você errou o acento na última palavra"
"Você errou a palavra"
"Que coisa feia, que texto horrível, você errou ali"
"Estagiário!"


Sim, é útil você avisar a pessoa que escreveu que ela errou, mas seria legal também se prestasse mais atenção ao texto que ela escreveu do que ao erro ortográfico.

Não sei se é uma moda, se é considerado "legal", mas ter o mínimo de consideração pelo trabalho da pessoa que escreveu é muito melhor. Todos erramos, não existe pessoa perfeita, as pessoas que escrevem na internet estão ali para te dar uma informação, para lhe prestar um serviço muitas vezes grátis, ou seja, é sempre bom ter o mínimo de respeito pelo trabalho prestado.

Com este tipo de usuário, parece que o seu texto, matéria e artigo se tornou algo secundário, nada disso importa mais. O que importa é o quão impecavelmente é o seu português, mesmo que a sua redação esteja de fácil entendimento. Parece que "procurar o erro" é bem mais interessante do que prestar atenção ao que é escrito.



Atrapalhando o ambiente virtual
Principalmente para quem lida com o mundo digital escrevendo artigos, informando leitores , entre outras funções que envolvem a escrita digital, sem sombra de dúvida esta mania de correção digital deve estar irritando bastante.

Imagino que muitas destas pessoas que corrigem os outros incansavelmente também devem cometer seus erros digitais, e que não devem gostar muitos quando o mesmo acontece com elas.

Lamento isto estar acontecendo,com muita frequência no atual meio digital. Assim, como a guerra de fanboys tem atrapalhado as discussões na internet, os "professores de português" da internet também estão atrapalhando o ambiente virtual.

E então, o que você acha dos intitulados "professores de português" virtuais? Acha isso bom ou ruim? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad