Apple e sua obsessão por patentes - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

25 de maio de 2013

Apple e sua obsessão por patentes


"Apple processou a Samsung por quebra de patentes"
"Apple processa Google por infringir patentes."

No mundo da tecnologia tem se tornado cada vez mais comum ver notícias sobre a Apple ter processado alguma empresa por quebra de patente. Mas será que isso não prejudica as outras empresas ou a Apple esta certa em tentar proteger aquilo que a pertence?

Apple e as suas patentes
Como já é de conhecimento de todos que acompanham as notícias sobre tecnologia à algum tempo, Steve Jobs era contra qualquer tipo de cópia dos seus produtos e por isso fazia questão que a Apple patenteasse as suas invenções para que a empresa ficasse livre de plágios.

Apple patenteou a folha da maça.
Depois da morte do Steve Jobs era normal que o Tim Cook continuasse com essa medida de protecionismo, mas parece que isso já esta passando um pouco dos limites..

Se formos comparar com a época em que Steve Jobs era o presidente, a Apple não patenteava tanto quanto naquele tempo. Eu realmente duvido que naquela época a empresa iria patentear a folha da maça. É incrível como Tim Cook esta patentando tudo. Sim, tudo o que for possível.

Sujando a imagem
É muito desgastante para a imagem de uma empresa ficar entrando em disputas judiciais, por isso é sempre recomendado uma empresa entrar em acordo judicial com outro para as elas cheguem à um consenso e resolvam esse problema de forma amigável.

Essa atitude é tomada geralmente para que as empresas não tenham que gastar milhares de dólares com advogados e com viagens dos seus executivos e também para evitar o desgaste com a imagem da empresa perante ao público.

Mas parece que a Apple não esta seguindo muito esse caminho, o que se vê hoje é uma empresa que esta patenteando várias funções inúteis e que quando uma outra empresa a viola, a companhia faz questão de levar o processo até o final, o que tem a deixado com uma má fama.

Será que isso é realmente necessário? Vamos esperar pelos próximos capítulos sobre "Apple e suas patentes".

O que vocês acham desse assunto, será que a maça tem razão em patentear em excesso ou isso é desnecessário? Deixe sua opinião nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad