Antivírus no smartphone é sim necessário, afirma especialista - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

14 de novembro de 2019

Antivírus no smartphone é sim necessário, afirma especialista


O mercado de antivírus para smartphone vem crescendo a cada ano. Segundo uma reportagem da Safety Detectives, ele hoje vale US$3.4 bilhões. Além disso, 42% das empresas em todo o mundo já anunciaram algum tipo de medida de proteção nos smartphones dos seus empregados. Mas mesmo com toda essa preocupação, é comum ver comentários na internet questionando se seria realmente necessário utilizar algum tipo de proteção nos seus aparelhos.

Então o Tecno Explore procurou um especialista em segurança digital para ele dar a sua opinião sobre a real utilidade dos antivírus nos smartphones. O blog conversou com o consultor, auditor de segurança e professor da Unisociesc Mehran Misaghi que defendeu o uso de antivírus como uma das medidas de proteção mínimas que os usuários devem ter. Mas fez algumas ressalvas quanto aos aplicativos que devem ser escolhidos no aparelho. Veja a entrevista abaixo:

Estima-se que 1,3 bilhão de smartphones no mundo tenham algum tipo de segurança mobile instalada. Mas, muitos usuários questionam a real necessidade do uso do antivírus, ele ralmente faz diferença?

O Antivírus é realmente necessário mas além disso é preciso que se faça uma pesquisa para saber qual antivirus é mais adequado no caso particular de cada um conforme sistema operacional do smartphone. No caso do Android, bem mais vulenrável e sujeito a ameaças, existe no mercado uma variedade bem grande de antivirus.

Por isso, é preciso precisa estar atento porque atualmente existe uma disputa acirrada entre estas empresas. Cada uma quer oferecer algo a mais do que simples antivirus para convencer o usuário que ele de fato precisa comprar o produto dele.

Existe algum estudo que comprove que as ferramentas de segurança no smartphone como o Google Play Protect são insuficientes para a proteção do usuário?

O Google Play Protect apenas reduz as vulnerabilidades gerais em termos da arquitetura de app que Google está verificando, não é uma garantia que você está seguro, só porque foi verificado pelo Google Play Protect. Por isso, você precisa continuar utilizando os antivirus no seu smartphone.

O que você sugere para quem quer se proteger mais na internet quando usa o smartphone?

Verificar as avaliacoes tecnicas do antivirus, antes de instalar/baixar/comprar para ver se é este de fato que vai atender as necessidade, verificando os prós e contras. Alem disso, é necessário a conscientizacao constante. O dono do smartphone deve saber que ele não pode clicar nos links suspeitos, deve averiguar a veracidade dos fatos antes de encaminhá-los (seja por whatsapp, por email ou qualquer outro meio de compartilhamento). Acima de tudo, usar o bom senso e ficar desconfiado de algo que racionalmente não é possível, como descontos irreais (produtos de marcas renomes), promessas de brindes e/ou presentes absurdos (pacotes de viagem, passagens áreas).  O bom senso com conscientizacao, aliada com bom produto que atenda a sua necessidade é todo que você precisa no seu smartphone.

Seguem as dicas:
(1) Tenha certeza que seu navegador está atualizado com a ultima versao
(2) Tenha antivirus atualizado
(3) Monitore seu smartphone e caso tenha aquecimento a mais, super aquecimento, descarregamento mais rápdio de bateria do que o normal, verifique se tem algum app rodando e consumindo memória e desative
(4) Faca backup dos dados do seu smartphone
(5) Mude periodicamente suas senhas
(6) Evite clicar nos links suspeitos

E vocês? O que acham de antivírus no smartphone? Usam algum? Mudaram de ideia? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad