Imagens vazadas do Ara mostram que desistir do projeto foi um grande erro da Google - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

14 de novembro de 2016

Imagens vazadas do Ara mostram que desistir do projeto foi um grande erro da Google


Com a desistência da Google sendo anunciada pela Reuters no começo de setembro, muitos imaginavam que o Ara agora entraria na fila do ostracismo, assim como aconteceu com outros produtos da empresa que nunca chegaram ao mercado, como o famigerado Google Glass.

Mas, na semana passada, o site Phandroid colocou as mãos no smartphone que tinha previsão de chegar aos desenvolvedores esse ano e seria lançado no ano que vem para o público em geral. O que fez com que os que acompanham o mundo da tecnologia lamentassem com o desperdício de uma ideia tão interessante.

Como percebe-se nas fotos, o aparelho está praticamente em sua versão final, o que é explicado pela proximidade em que o seu lançamento ocorreria. 


Configurações do Ara:
  • Sistema: Android Nougat
  • Tela: TFT LCD de 5,4" FULL HD 1920x1080 com 403 ppi
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 810
  • Memória RAM: 3 GB
  • Câmeras: 21 MP traseira e 5 MP frontal
  • Armazenamento: 32 GB expansível 
  • Bateria: 3.450 mAh
  • Peso dimensões: 190 gramas e 152x74x12.5


Desde que a Google assumiu as rédeas do projeto, as coisas já não pareciam andar como o esperado. Primeiro, a empresa havia anunciado que o usuário compraria o smartphone como uma base, no qual ele poderia trocar o processador e a memória RAM como quisesse, o que, de certa forma, alegrou quem esperava que a ideia ainda se mantivesse, em parte, viva.

Mas, junto com um vídeo oficial mostrando o aparelho, em maio, a Google anunciou que ele seria mais parecido com o que vemos hoje com o Moto Z. Os componentes dele viriam fixos, como em um smartphone comum que vemos hoje em dia, com a possibilidade de o usuário apenas expandir e melhorar algumas configurações como bateria e som.


Isso jogou um balde de água fria em quem esperava uma nova revolução. Com o lançamento do Moto Z, a Google desanimou ainda mais e resolveu suspender o Project Ara, mesmo com a sua disponibilização para os desenvolvedores tão próxima de acontecer.

Desde que o Project Ara havia sido anunciado em 2013, ainda sob a responsabilidade da antiga Motorola Mobility, esse se tornou, pessoalmente, o projeto que mais havia me deixado empolgado. Ele simplesmente tinha tudo o que imaginava sobre um smartphone futurístico.

Ele iria mudar a forma como as pessoas usam um smartphone o que tornaria o Ara a grande revolução nos smartphones desde o anúncio do iPhone em 2007. 

Com a repercussão das imagens disponibilizadas, talvez a empresa possa repassar o projeto para outra empresa, o que daria uma sobrevida ao Ara.

É lamentável que, mais uma vez, a Google tenha feito isso. Apontada como uma empresa com pensamento futurístico e com projetos tão legais é uma pena que, mais uma vez, um projeto divulgado amplamente para a imprensa e para os consumidores tenha sido cancelado. Google Glass, Ara, qual será o próximo projeto que a Google vai desistir?

Fontes: TecnoBlog2 e Tecmundo

Post Bottom Ad