Imagens vazadas do Ara mostram que desistir do projeto foi um grande erro da Google - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

14 de novembro de 2016

Imagens vazadas do Ara mostram que desistir do projeto foi um grande erro da Google


Com a desistência da Google sendo anunciada pela Reuters no começo de setembro, muitos imaginavam que o Ara agora entraria na fila do ostracismo, assim como aconteceu com outros produtos da empresa que nunca chegaram ao mercado, como o famigerado Google Glass.

Mas, na semana passada, o site Phandroid colocou as mãos no smartphone que tinha previsão de chegar aos desenvolvedores esse ano e seria lançado no ano que vem para o público em geral. O que fez com que os que acompanham o mundo da tecnologia lamentassem com o desperdício de uma ideia tão interessante.

Como percebe-se nas fotos, o aparelho está praticamente em sua versão final, o que é explicado pela proximidade em que o seu lançamento ocorreria. 


Configurações do Ara:
  • Sistema: Android Nougat
  • Tela: TFT LCD de 5,4" FULL HD 1920x1080 com 403 ppi
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 810
  • Memória RAM: 3 GB
  • Câmeras: 21 MP traseira e 5 MP frontal
  • Armazenamento: 32 GB expansível 
  • Bateria: 3.450 mAh
  • Peso dimensões: 190 gramas e 152x74x12.5


Desde que a Google assumiu as rédeas do projeto, as coisas já não pareciam andar como o esperado. Primeiro, a empresa havia anunciado que o usuário compraria o smartphone como uma base, no qual ele poderia trocar o processador e a memória RAM como quisesse, o que, de certa forma, alegrou quem esperava que a ideia ainda se mantivesse, em parte, viva.

Mas, junto com um vídeo oficial mostrando o aparelho, em maio, a Google anunciou que ele seria mais parecido com o que vemos hoje com o Moto Z. Os componentes dele viriam fixos, como em um smartphone comum que vemos hoje em dia, com a possibilidade de o usuário apenas expandir e melhorar algumas configurações como bateria e som.


Isso jogou um balde de água fria em quem esperava uma nova revolução. Com o lançamento do Moto Z, a Google desanimou ainda mais e resolveu suspender o Project Ara, mesmo com a sua disponibilização para os desenvolvedores tão próxima de acontecer.

Desde que o Project Ara havia sido anunciado em 2013, ainda sob a responsabilidade da antiga Motorola Mobility, esse se tornou, pessoalmente, o projeto que mais havia me deixado empolgado. Ele simplesmente tinha tudo o que imaginava sobre um smartphone futurístico.

Ele iria mudar a forma como as pessoas usam um smartphone o que tornaria o Ara a grande revolução nos smartphones desde o anúncio do iPhone em 2007. 

Com a repercussão das imagens disponibilizadas, talvez a empresa possa repassar o projeto para outra empresa, o que daria uma sobrevida ao Ara.

É lamentável que, mais uma vez, a Google tenha feito isso. Apontada como uma empresa com pensamento futurístico e com projetos tão legais é uma pena que, mais uma vez, um projeto divulgado amplamente para a imprensa e para os consumidores tenha sido cancelado. Google Glass, Ara, qual será o próximo projeto que a Google vai desistir?

Fontes: TecnoBlog2 e Tecmundo