PSafe ajuda: saiba como se proteger do MazarBOT, novo malware que ameaça Androids - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

26 de fevereiro de 2016

PSafe ajuda: saiba como se proteger do MazarBOT, novo malware que ameaça Androids

Uma das consequências de ser o sistema mobile mais utilizado do mundo, é também ser o mais visado quando aparecem novas ameaças. O MazarBOT faz parte desse onda de malwares.

Ele tem como alvo acessar inúmeras informações no seu smartphone Android. Para que isso seja possível, ele envia uma mensagem via SMS ou MMS informando que o usuário recebeu uma mensagem privada de um número desconhecido e precisa baixar um aplicativo para visualizá-la. O que é muito estranho, é claro.

Os desatentos e curiosos que baixam o aplicativo dão permissões de acesso e controle ao aplicativo malicioso. Para isso, o PSafe dá algumas dicas de como se prevenir contra esses tipos de aplicativos:

Cuidado com as mensagens de remetentes desconhecidos
Muitos malwares se aproveitam da curiosidade dos usuários para infectar os aparelhos, por isso, tenha muito cuidado ao abrir links de remetentes desconhecidos, pois podem estar infectados. A regra vale para mensagens recebidas por SMS, e-mail, serviços de mensagens instantâneas como o Whatsapp, links e anúncios em sites e redes sociais. Mesmo que a mensagem tenha sido enviada por alguém conhecido, confirme com o autor se foi ele mesmo quem mandou. Isto porque a estratégia de muitos vírus é disparar mensagens sem o consentimento do dono do aparelho.

Baixe somente aplicativos certificados e, de preferência, na Google Play
O maior perigo relacionado ao Android não é o sistema operacional em si, mas os aplicativos disponíveis para o usuário. Isto porque muitos apps são maliciosos. Uma das formas de reduzir os riscos é verificar se o aplicativo está disponível na Google Play Store, evitando baixá–lo de sites terceiros.

Cuidado com as permissões dos aplicativos
Quando um app é instalado no seu smartphone, o mesmo pergunta se você quer dar permissões de uso como GPS, acessos a galeria, entre outros. Por isso, é importante conferir se a permissão pedida pelo aplicativo faz sentido antes de aceitar os termos e condições do mesmo. Se um aplicativo de papel de parede, por exemplo, pedir permissão para acessar sua localização, desconfie! Se já baixou apps suspeitos, clique agora em “Configurações”, “Aplicativos Habilitados” e desabilite as permissões já concedidas.

Use um antivírus
Todo cuidado é pouco! Como usamos nossos smartphones e tablets para gravar vídeos, tirar fotos, acessar contas bancárias, redes sociais, e-mails, GPS, sites de e-commerce e inúmeros outros serviços, estes aparelhos contém dados importantíssimos que não podem ficar vulneráveis. A instalação de um antivírus próprio para celulares é a forma mais fácil de garantir a privacidade e segurança das nossas informações. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da PSafe

Post Bottom Ad