Pagar pouco pra quê: A nova moda de lançar smartphones top de linha caros - Tecno Explore

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Microsoft

4 de junho de 2015

Pagar pouco pra quê: A nova moda de lançar smartphones top de linha caros

Desde o lançamento do Galaxy S em 2010 é notável a diminuição de preços dos smartphones top de linha. Excluindo dessa quadro e Apple, que sempre teve uma política de preços bem acima da média, todas as outras fabricantes passaram a vender aparelhos inteligentes de alta qualidade por um preço mais acessível.

Isso não é nenhuma surpresa já que esse pensamento segue um raciocínio bem lógico: quanto maior a concorrência, menores são os preços e também com o passar dos anos o preço dos componentes usados nos smartphones vai diminuindo fazendo com que a fabricante do produto possa disponibilizar aparelhos cada vez mais baratos para o público.

Mas, desde o começo do ano, duas das principais fabricantes de smartphones lançaram seus aparelhos com preços, no mínimo, absurdos. Qual deve ser motivo para esse aumento, digamos, repentino? 

O dólar, talvez?
A justificativa usada por muitos é o aumento do dólar. Bom, errados eles não estão já que a moeda americana aumentou consideravelmente nos últimos meses, aumentando, consequentemente, o valor dos produtos e dos componentes importados.

Mas, será que apenas o aumento do dólar é capaz de aumentar o preço de lançamento de um produto em mais de 650 reais aqui no Brasil? Por exemplo: o Galaxy S5 foi lançado aqui por R$2,600 já o seu sucessor, o S6, desembarcou por aqui custando R$3,300.

Será que podemos culpar o dólar? Talvez.
Fonte: TechBr


Produto bom é produto caro - Apple
Com o lançamento dos novos iPhones a Apple bateu vários records de lucro e de venda. Disponibilizando smartphones com telas bem maiores que o seu antecessor a empresa voltou ao seu posto de mais valiosa do mundo. 

A Maça sempre deixou bem claro que a sua proposta é a de sempre entregar produtos de qualidade mesmo que isso custe um preço bem acima da média. Será que essa filosofia se espalhou?

A Samsung, no lançamento do seu novo smartphone, mostrou que mudou totalmente o seu posicionamento em relação aos smartphones tops de linha. Se antes a prioridade era entregar um smartphone top de linha com configurações top, mas por um preço interessante, agora a sul-coreana passou a se preocupar mais com outros aspectos como design, por exemplo, e aumentar o preço. É claro que o hardware continua surpreendendo, mas esse deixou de ser o grande foco.

Será que a Samsung e a LG querem seguir o mesmo pensamento da Apple? Talvez.

Fonte: MobileBit


Será que mais empresas vão entrar na brincadeira?
Provavelmente, sim. Isso não quer dizer, necessariamente, que todas vão deixar de lançar aparelhos mais baratos, longe disso. Mas, talvez, o que estamos presenciando é uma estratégia onde o objetivo é deixar bem claro quais são os smartphones de entrada, de médio custo e os tops de linha.

Com os smartphones de médio custo ficando cada vez mais poderosos colocar os tops de linha por um preço mais elevado talvez possa valorizar mais esses produtos fazendo com que eles vendam mais.

Companhias como a Lenovo(Motorola), Xiaomi e Microsoft/Nokia provavelmente não devem fazer parte dessa brincadeira lucrativa, mas outras empresas como a Sony, por exemplo, podem adotar essa estratégia.

Em um mundo onde o "ostentar" é cada vez mais importante, não é de se estranhar que as principais empresas de tecnologia do mundo queiram se aproveitar disso.

E você? O que achou dessa brincadeira nada divertida com o seu dinheiro? Já comprou alguns dos smartphones citados aqui por esse preço? Gostou? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário