A falta e a qualidade dos aplicativos no Windows Phone é culpa dos desenvolvedores ou da Microsoft? - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

14 de maio de 2015

A falta e a qualidade dos aplicativos no Windows Phone é culpa dos desenvolvedores ou da Microsoft?

A falta de alguns aplicativos no Windows Phone é um tema já debatido à muito tempo. Esse assunto ainda é pauta de discussão entre os aficionados por tecnologia, pelos usuários do sistema e também por usuários de outros sistemas.

Mas, com o passar do tempo, já é de conhecimento geral que esse cenário mudou consideravelmente para melhor.

De qualquer forma, com esse problema sido amenizado passou a entrar em pauta mais um tema: a qualidade dos aplicativos para Windows Phone. Esse ainda é um assunto atual principalmente porque são vários os exemplos de aplicativos que não tem todas as funções que são vistas em outros sistemas operacionais.  

O usuário do sistema se vendo nessa situação começa a reclamar em páginas das redes sociais da Microsoft, fóruns, sites de tecnologia ou até mesmo enviando e-mail para a empresa, mas será que a culpa é dela?

Já fiz o meu melhor - disse a Microsoft
É claro que a frase acima não foi dita por nenhum representante da empresa, mas, de qualquer forma, são nítidos os esforços da mesma para tornar o seu sistema atrativo para os desenvolvedores.

Está complicado desenvolver? Simplificou-se as ferramentas. Tem poucos atrativos? Unificou-se a plataforma, aumentando o alcance dos apps. Enfim, são vários os incentivos que a Microsoft da aos desenvolvedores e mesmo assim ainda se tem um certo descaso por parte de alguns aplicativos de grande porte.

Vamos assoprar as velinhas? O Instagram completou 1 ano sem atualizações no dia 22 de março desse ano. Fonte da imagem:  Windows Team

Quase sempre quando uma empresa lança um aplicativo sempre temos a já famosa pergunta e resposta: "Tem para Windows Phone" "Não!". É realmente decepcionante isso, e o pior, é que mesmo reclamando várias e várias vezes na página da empresa ou da desenvolvedora do aplicativo é quase sempre a mesma resposta: "Estamos atentos a isso, ele já esta quase pronto" e passam vários e vários meses sem mais respostas.

Quer um exemplo? Esta matéria é ilustrada pelo 6Snap um aplicativo que foi desenvolvido pelo famoso Rudy Huyn, conhecido por desenvolver apps alternativos muitas vezes bem melhores que os oficiais. O Snapchat obrigou que ele retirasse o aplicativo da loja e quando ele retirou e, entregou o código pronto para o Snapchat para que a empresa pudesse fazer uma versão oficial do app, não houve resposta até hoje.

Resultado? O Windows Phone, hoje, não conta com um app oficial do Snapchat e muito menos pode ter algum aplicativo alternativo na loja.
A história do 6Snap parece que irá se repetir com o 6Discover Fonte: Windowshive

Mas por que isso está acontecendo? Qual seria o motivo para que o Snapchat não tivesse um cliente oficial para o Windows Phone e não quisesse que ninguém mais o fizesse? Até agora não temos nenhuma explicação para esse fato. Seja qual for a declaração da empresa é impossível não pensar que isso soa mais como um boicote ou simplesmente má vontade dela do que qualquer outra coisa.

O Windows 10 pode mudar esse cenário
Nessa matéria você já deve ter percebido que citei apenas os casos mais famosos, mas temos outros exemplos como a demora para que o WhatsApp atualizasse o seu aplicativo (tendo nesse meio tempo até retirado o app da loja), o Facebook que poderia ter um app oficial para Windows Phone (o atual é desenvolvido pela Microsoft) ou até mesmo a Google com o seu boicote ao Windows Phone não desenvolvendo app oficial do Youtube.

Poucas ou escassas são as justificativas que podemos dizer para não culpar os desenvolvedores. Aqui mesmo no blog você pode conferir no quadro #Dicas os vários aplicativos de qualidade que vários desenvolvedores independentes fizeram.

A Microsoft, provavelmente, vai conseguir mudar esse cenário incentivando ainda mais o desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone com a já citada universalização dos apps. 

O que temos a fazer em relação a esse cenário? Continua exigindo dos grandes desenvolvedores que criem ou atualizem os seu aplicativos para Windows Phone e também esperar o Windows 10 que pode mudar consideravelmente essa situação.

E você? O que pensa sobre esse assunto? A culpa é de quem? Deixe sua opinião nos comentários.



Fonte da imagem da matéria: PcDiginal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad