Por que a Nokia demorou para investir no Windows Phone? - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

18 de setembro de 2013

Por que a Nokia demorou para investir no Windows Phone?

A linha Lumia da Nokia, tem aos poucos, caído nas graças do público. Mas a demora em adotar o Windows Phone e entrar realmente na disputa pelo mercado de smartphones prejudicou, e muito,  a empresa que antes era líder de mercado cm o Symbian, mas que agora luta para se firmar na terceira posição na disputa pelo mercado mobile. É aí que esta a pergunta: por que a Nokia demorou tanto para adotar o Windows Phone?

Se apegou ao Symbian
Voltando ao tempo e indo para meados dos anos de 2006 a Nokia era líder mais que absoluta no mercado de smartphones com o seu Symbian, e era realmente muito improvável que a empresa estivesse na colocação que esta hoje. Indo alguns anos à frente em 2011 a empresa viu o seu império desabar quando perdeu a liderança para a Apple.

É aí que começa a demora da empresa em adotar o Windows Phone para recuperar a sua liderança. Neste tempo a Samsung já estava vendendo muito o seu Galaxy S2 e a Apple estava muito bem com as vendas do iPhone 4. E o que a Nokia fez durante esse tempo? Continuou a investir no Symbian e só em outubro de 2011 a empresa apresentou o seu primeiro aparelho com Windows Phone.

Toda essa demora fez com que a empresa fosse no decorrer dos anos desdo lançamento do primeiro iPhone em 2007 já tinha indícios de que isso mais tarde fosse acontecer. Depois do lançamento principalmente de outras grandes empresas como a Samsung com a sua linha Galaxy S aí que a empresa caiu muito na porcentagem de vendas e cliente.

Imagem do Nokia 808 Pureview, o último grande lançamento com Symbian
Windows Phone uma plataforma atrativa?
Por mais que a empresa tivesse lançado alguns aparelhos com Windows Phone 7, nota-se claramente que a Nokia só começou a investir mesmo no Windows Phone com o lançamento da versão 8 do sistema no final do ano passado.

Sim, a empresa já investia na plataforma antes, mas não como esta investindo atualmente com o Windows Phone 8. E esse investimento maciço no novo sistema da Microsoft coincidiu com o anúncio do término do investimento no Symbian. É claro que isso não é uma coincidência, e deve-se ao fato que a empresa só viu o Windows Phone como uma plataforma realmente atrativa no final do ano passado e por isso se sentiu segura ao abandonar o Symbian.


Será que ainda da para recuperar o tempo perdido?
Sim, claro. O mercado de smartphones esta em plena expansão e ainda existem milhões de pessoas no mundo que ainda nem compraram  o seu primeiro smartphone.

É bem claro que existirá um momento em que esse mercado vai se consolidar, mas isso não parece que vai acontecer tão cedo. Por isso é de vital importância que a Nokia faça investimento pesados no Windows Phone tanto em marketing, no lançamento de novos aparelhos, atualizações etc. Para que possa recuperar o tempo perdido.

Ao contrário do que muitos pensam, não acho que a Nokia adotando Android irá acelerar esse processo. Investindo no Windows Phone ainda é o melhor caminho da empresa na minha opinião.

Agora com a compra da Microsoft, parece que a Nokia realmente resolveu se unir de forma bem mais integrada com a gigante de softwares. Vale ressaltar que neste texto quando eu digo " a Nokia recuperar o tempo perdido" me refiro a marca e não a quem ela esta pertencendo. Ou seja, a marca Nokia com a sua linha Lumia tem chances sim de voltar ao topo dos produtos mais vendidos, mas é claro, temos que esperar pra ver quais serão as atitudes que a Microsoft vai tomar para que isso tenha mais chances de acontecer.

E então, qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe-a nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad