Resenha: livro - Briga de cachorro grande - Tecno Explore

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

17 de setembro de 2014

Resenha: livro - Briga de cachorro grande


Sinopse: No começo dos anos 2000, quando o envio de SMS pelo celular ainda era novidade, dezenas de empresas disputavam o mercado de dispositivos móveis. Hoje, apesar da variedade de smartphones, tablets e aplicativos, dois nomes dominam a cena - Apple e Google - que agora ameaçam eliminar uma à outra. 


Na era de Androids e iPhones, as duas companhias estão em confronto não só no mercado, mas também nos tribunais e nas telas de todo o mundo. O jornalista Fred Vogelstein acompanhou essa rivalidade desde o começo. 


Ele nos leva aos escritórios e salas de reunião das gigantes da tecnologia e descreve um mundo de alianças obscuras onde funcionários são sistematicamente pressionados além do limite e o único objetivo é vencer. 

Vogelstein mostra o que está por trás das acusações de plágio, dos acordos controversos e dos processos judiciais que determinarão a maneira como nos comunicamos. Ele relata, por exemplo, que o atual presidente executivo do Google, Eric Schmidt, foi desligado do conselho de administração da Apple por suspeita de espionagem em 2007, que o protótipo do iPhone 4 já foi esquecido num bar e que Jobs tentou algumas manobras para frear o uso da tecnologia multitoque pelo Google. 

Em Briga de cachorro grande, uma obra repleta de detalhes inéditos e surpreendentes, o autor revela que não importa saber qual aparelho substituirá nossos celulares e laptops, mas quem controlará o conteúdo nos dispositivos móveis que passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Esta não é uma simples história de batalha corporativa, é um relato de amizades desfeitas, traições e trapaças, e o que está em jogo é o futuro da informação e da mídia.

Alguns meses atras, comprei este livro pela sua capa atrativa e pela sinopse bem interessante que o livro traz. E, com certeza, valeu muito a pena ter adquirido e, com certeza, recomendo ele para quem deseja conhecer o mundo da tecnologia desde o começo com o máximo de detalhes possível e com narrações e entrevistas de alguns dos CEOs das empresas envolvidas.

O livro começa detalhando os bastidores lá em 2005 quando o último produto de sucesso da Apple ainda era o iPod e ela já estava começando a planejar e desenvolver o seu revolucionário iPhone. 

Nesta parte do livro o autor Fred Vogelstein usa muito bem dos diálogos e conversas sobre os bastidores do desenvolvimento estressante e agitado do iPhone. O mais interessante é que nesta parte do livro são mostradas muitas curiosidades sobre o smartphone da Apple que muitas pessoas não conhecem.

Depois disso, são narrados os bastidores do lançamento do iPhone, a repercussão que ele teve no mundo e ainda como as outras empresas reagiram à ele. Tudo isso narrado com entrevistas com especialistas na área, manchetes de jornais e pesquisas com a opinião do público.


No decorrer do livro ainda é colocado como assunto a ruptura da parceria da Google com a Apple, as brigas judicias envolvendo a Maça e as principais fabricantes de smartphone e ainda o lançamento do iPad e um panorama do atual mercado de smartphones e tablets.

Eu realmente achei este livro extramente interessante, principalmente porque o autor narra as histórias de forma bem fácil de ser entendida e também a forma detalhada com que os assuntos são tratados, com destaque ao iPhone, iPad e as brigas judicias.

Recomendo este livro principalmente para quem acompanha o mundo da tecnologia e deseja saber, de forma minuciosa, como o mundo dos smartphones e tablets da forma como conhecemos hoje começou, e também, tirar as suas próprias conclusões sobre os principais fatos que aconteceram e que ainda são comentados até hoje como o começo da briga de patentes entre Apple e Samsung.


E então, esta interessado no livro? Já leu? Gostou da resenha? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad